CAIBATÉ TEM 13 CASOS ATIVOS CONFIRMADOS DE COVID-19

  • ...

    Assunto: Saúde  |   Publicado em: 21/01/2021 às 11:03   |   Imprimir

No mesmo dia em que a chegada da vacina renovou as esperanças da população em relação à pandemia, os números de casos ativos de Covid-19 voltam a preocupar em Caibaté. Nesta quarta-feira (20) são 13 os casos ativos e 6 suspeitos que aguardam coleta do Lacen. Na semana passada, eram 5 os casos ativos, ou seja, menos da metade.

A Secretaria da Saúde, através do Centro Covid, alerta à população que no município há pessoas contaminadas, em período de contágio, que não estão cumprindo o isolamento social, chegando a frequentar comércios e locais públicos. Por isso, torna-se extremamente necessário o uso da máscara e a higienização constante das mãos e dos locais de trabalho com circulação de pessoas, para evitar um número maior de contaminados.

Importante ressaltar que pacientes positivos ou suspeitos de Covid-19 são orientados pela equipe de saúde a cumprir o isolamento domiciliar, assim como os que residem com eles na mesma casa. Inclusive, no ato da consulta médica, os pacientes assinam Termo de Ciência e Responsabilidade, que os sujeita a cumprir pena de detenção - de três meses a um ano - caso descumpram a medida de isolamento, que pode representar crime contra a saúde pública conforme Artigo 132 do Código Penal.