VACINAÇÃO COMEÇA EM CAIBATÉ NESTA QUARTA-FEIRA; PROFISSIONAIS QUE ATUAM NO COMBATE AO CORONAVÍRUS SERÃO VACINADOS NESTA PRIMEIRA ETAPA

• ...

Assunto: Saúde  |   Publicado em: 19/01/2021 às 17:08   |   Imprimir

Caibaté começa amanhã (20) a vacinação contra a Covid-19. Nesta primeira etapa, no entanto, somente profissionais da saúde que atuam na linha de frente do combate à pandemia receberão a vacina. Até o fim da tarde de hoje (19), o município receberá 43 doses da Coronavac. Por enquanto, não há previsão de quando a população em geral começará a ser vacinada.

Cerca de 3.500 doses destinadas pelo Governo do Estado à Região das Missões chegaram no Aeroporto Regional Sepé Tiarajú, em Santo Ângelo, na tarde desta terça-feira. A 12ª Coordenadoria Regional de Saúde foi responsável por fazer a distribuição entre os 24 municípios da região.

Seguindo as diretrizes do Plano Nacional de Imunizações, a região aplicará a primeira dose em 2.720 profissionais da área da saúde que trabalham na linha do combate à pandemia, 561 idosos que vivem em lares de longa permanência e 122 indígenas que vivem em aldeias em São Miguel das Missões e Santo Ângelo.

Atualmente, Caibaté conta com 110 profissionais atuantes na Secretaria da Saúde e no Hospital Roque Gonzales; não possui idosos institucionalizados nem população indígena ou quilombola, que fazem parte dos grupos prioritários dessa primeira etapa. Com isso, todas as 43 doses serão aplicadas nos profissionais que atuam no Centro Covid, médicos, vacinadoras, equipes de enfermagem das Estratégias de Saúde da Família (ESFs), do Hospital e do SAMU. Os demais profissionais aguardarão a segunda remessa, que ainda não tem data definida para chegar.

"Mesmo que poucas doses sejam distribuídas neste primeiro momento, e que não seja possível agora vacinar toda a população, este é um momento que emociona a todos. É dada a largada a algo mais concreto, traz mais pra perto de todos nós a esperança de que dias melhores estão por vir, de que tanto cuidado e sofrimento passarão. Lamentaremos sempre as vidas perdidas e agradeceremos sempre as vidas mantidas. Essa vacina não nos garante a normalidade novamente, mas devolve a motivação e o anseio que temos em mandar nossos filhos novamente às escolas, em recuperar nossa economia tão prejudicada e, é claro, em rever, abraçar e comemorar com familiares e amigos queridos”, desabafa a Secretaria Renata.

A Prefeitura informa que, por enquanto, não adianta a população procurar os postos de saúde nem o Centro-Covid, porque não há vacina disponível neste primeiro momento. Novas informações sobre as próximas etapas de vacinação serão divulgadas nos meios de comunicação assim que possível.