MÉDICA DO CENTRO COVID ALERTA PARA POSSÍVEL AUMENTO DE CONTAMINAÇÕES APÓS FESTAS DE FIM DE ANO

• ...

Assunto: Saúde  |   Publicado em: 07/01/2021 às 18:13   |   Imprimir

Nesta primeira semana de janeiro, o número de atendimentos realizados no Centro Covid do Município teve aumento exponencial. A maior demanda já era esperada pelos profissionais da saúde em razão, principalmente, das festas de fim de ano. Apesar de haver somente três casos ativos de Covid-19 atualmente no município, a médica Nathalia Nascimento Fontoura alerta a população para cuidados que precisam ser redobrados neste período.

Nathalia conta que, apenas na segunda-feira (04) pela manhã, cerca de 20 pessoas procuraram atendimento. “É um número quase quatro vezes maior que nossa média diária por turno”, explica a médica, que atende no Centro Covid desde agosto, quando o espaço foi formado pela Prefeitura Municipal para receber pacientes com sintomas da doença.

“Chegamos a zerar a conta de casos ativos de Covid-19 em Caibaté. Mas, no início de dezembro começaram a reaparecer alguns contaminados e tivemos cinco casos ativos ao mesmo tempo depois da semana do Natal”, relata a médica. Em janeiro, felizmente, três desses casos já estão recuperados e restam somente dois ativos no município. Do início da pandemia até agora, Caibaté contabilizou 32 contaminados.

Nathalia aponta, no entanto, que a estimativa é de que as próximas duas semanas venham a refletir mais os encontros de fim de ano, porque os resultados nos testes costumam aparecer de 12 a 14 dias depois do início dos sintomas. Ela explica que há um grande número de testes agendados para serem feitos até o dia 15, resultantes dessa maior procura depois do Ano Novo, por isso, é possível que o número de casos ativos aumente nos próximos dias.

Para evitar contaminação, a médica relembra a importância do uso de máscara e o distanciamento social, em primeiro lugar, além de evitar compartilhar chimarrão, copos e objetos de higiene pessoal entre pessoas que não moram na mesma casa. “Esses cuidados devem ser tomados pelo menos até que tenhamos a vacina ou outra forma de tratamento mais eficaz”, orienta.

Em caso de sintomas relacionados à Covid-19, ou contato com pessoas contaminadas, a Prefeitura recomenda que a população de Caibaté busque atendimento diretamente no Centro Covid, situado na Rua Adão Schneider, ao lado do novo prédio da Câmara de Vereadores.