ESFs PROMOVEM E CONVIDAM PARA MAIS UM CURSO

• ...

Assunto: Saúde  |   Publicado em: 13/03/2020 às 14:32   |   Imprimir

A Administração Municipal por meio das ESFs e em parceria com o SENAR - RS, promovem e convidam a comunidade para participar de Curso sobre Compostagem, Humus e Subtsrato.
A atenção básica de Caibaté no ano de 2020, pretende promover mais a saúde da população, através de exemplos e oportunidades para todos.
Assim, vamos construir em conjunto uma saúde para todos, e iremos perceber em que a saúde de cada um, não depende de algo externo, com certeza, a saúde de cada pessoa, está em seu interior, se manifestando através das atitudes que temos na vida e das emoções que transbordamos em nós.
Os cursos desenvolvidos pelos ESFs em parceria com o SENAR RS, irá proporcionar a promoção de saúde e prevenção de agravos, aproximando ainda mais o ESF da comunidade, com incentivo para as pessoas em adquirir conhecimentos, habilidades e entretenimento.
O trabalho desenvolvido serve tanto como terapia ocupacional, como, também, uma maneira qualificada de se reinserir no mercado de trabalho.
O curso desta vez, será sobre COMPOSTAGEM, HUMUS E SUBSTRATOS.
Compostagem é o processo biológico de valorização da matéria orgânica, e pode ser considerada como um tipo de reciclagem do lixo orgânico.
Trata-se de um processo natural em que os micro-organismos, como fungos e bactérias, são responsáveis pela degradação de matéria orgânica, transformando-a em húmus, um material muito rico em nutrientes e fértil.
A prática ainda faz bem para a saúde. De acordo com um estudo, o contato com uma bactéria presente no húmus funciona como um antidepressivo, diminui alergias, dor e náusea.
SINTAM-SE CONVIDADOS A PARTICIPAR DO CURSO
O mesmo será realizado nos dias 25, 26 e 27 de março, e as inscrições poderão ser realizadas nos dois ESFs.
O Curso será ministrado pelo Instrutor Jaime Luís Berres.
Conteúdo Programático
1. Compostagem:
- Definição, local e dimensionamento do silo;
- Materiais e equipamentos;
- Misturas e enriquecimento;
- Processo de produção e características desejáveis.
2. Produção de Húmus:
- Definição, local e dimensionamento do minhocário;
- Espécies de minhocas e matérias primas utilizadas
- Manejo das fases de produção;
- Características e usos do material.
3. Substratos:
- Definição e tipos de materiais;
- Preparo da matéria prima para obtenção.
4. Usos e Benefícios das Diferentes Misturas:
- Sugestões de composições de misturas para os diferentes cultivos.