CAMPANHA NACIONAL DE VACINAÇÃO CONTRA INFLUENZA

  • ...

    Assunto: Saúde  |   Publicado em: 24/04/2019 às 07:55   |   Imprimir

Até a semana passada, apenas crianças, gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto) estavam recebendo a dose contra a gripe nos postos de saúde. A partir desta segunda-feira, 22 de abril, todos os grupos considerados prioritários podem ir a uma unidade básica de saúde para serem imunizados.
Além dos profissionais das forças de segurança e salvamento, devem receber a vacina trabalhadores da saúde; povos indígenas; idosos (a partir dos 60 anos); professores; pessoas com doenças crônicas e outras categorias de risco clínico; população privada de liberdade, incluindo adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas; e funcionários do sistema prisional.
A campanha segue até 31 de maio. O ministério deve enviar aos estados um total de 64,7 milhões de doses contra a gripe. A meta é vacinar pelo menos 90% de cada um dos grupos considerados prioritários.
Segundo informações da Enfermeira Anelise Neuberger a vacina está disponível no ESF 1 e também ESF 2, de nosso município. 
No dia 04 de maio, será realizado o Dia “D” da vacinação em Caibaté, onde os ESF 1 e ESF 2, estarão atendendo até as 16h.

VACINA
A dose utilizada este ano sofreu mudanças em duas das três cepas que compõem a vacina e protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no Hemisfério Sul ao longo de 2018, conforme determinação da Organização Mundial da Saúde (OMS) – incluindo o H1N1.
“A vacina contra gripe é segura e reduz as complicações que podem produzir casos graves da doença”, reforçou a Enfermeira Anelise.