NOVO SISTEMA DE REGULAÇÃO MÉDICA PARA OS ATENDIMENTOS DO SAMU/RS

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    Assunto: Saúde  |   Publicado em: 18/04/2019 às 15:18   |   Imprimir

No dia 14 de março de 2019 ocorreu em Porto Alegre uma reunião com todos os Responsáveis Técnicos do SAMU/RS, na oportunidade foi apresentada a nova Coordenação do SAMU/RS, bem como as mudanças no sistema de atendimento que é ordenado a todo o SAMU do Estado do Rio Grande do Sul.
Cabe ressaltar que estas mudanças ocorrem apenas para a equipe que está atendendo o chamado, para o usuário que irá acionar o serviço,continua sendo necessário LIGAR para o 192 para solicitar o atendimento de Emergência.
Até então, ao chegar no local, verificar os sinais vitais e a condição da vítima, era feito o contato com o médico da REGULAÇÃO em Porto Alegre via LIGAÇÃO TELEFÔNICA, a fim de obter a orientação sobre o atendimento adequado para aquele paciente, de acordo com o ocorrido, bem como a autorização para a remoção até o hospital.
A partir deste mês de abril, ao chegar no local, verificar os sinais vitais e a condição da vítima, estes dados serão repassados para o médico da REGULAÇÃO em Porto Alegre através de um APLICATIVO de SMARTPHONE, o SAPH (Serviço de Atendimento Pré-Hospitalar) onde estes dados serão DIGITADOS no próprio telefone e enviados online para o médico, da mesma forma, as orientações do médico para o atendimento serão enviadas para a equipe no local pelo telefone neste mesmo aplicativo, via online.
Por tanto, vale reforçar, que ao ver o socorrista digitando algo no telefone durante o atendimento, ele está apenas repassando dados importante ao médico e recebendo as orientações necessárias para o atendimento correto, que antes era feito através de ligação telefônica.

Informação: SAMU 192 
Base de Caibaté/RS