SÍNDROME “MÃO - PÉ - BOCA”

  • ...

    Assunto: Saúde  |   Publicado em: 16/04/2019 às 15:39   |   Imprimir

Neste final de semana que passou, tivemos a procura por atendimento no plantão Hospitalar de algumas crianças apresentando febre, dor de garganta, falta de apetite e manchas vermelhas pelo corpo. Trata-se da síndrome “mão -pé -boca”.
É a segunda infeção viral mais frequente (logo após as gripes e resfriados) que acomete principalmente crianças de até 5 anos. 
A transmissão ocorre através de secreções das vias respiratórias, das feridas e pelo contato com fezes dos pacientes infectados. Os sintomas surgem de 3 a 7 dias após a criança estar infectada, ou seja, os pais nem sabem que o filho está infectado e ele já pode estar transmitindo a doença. 
O tratamento é sintomático visando principalmente prevenir a desidratação da criança, e a única forma de prevenção são as medidas de higiene, com atenção especial à lavagem das mãos!
Entramos em contato com a Regional de Saúde, e nos informaram que mais alguns municípios vem apresentando estes casos e, não há nenhuma outra conduta a ser adotada além de medidas preventivas e orientar os pais que procurem o serviço de saúde assim que surja algum sintoma semelhante a estes.
A secretaria orienta a atenção dos pais e professores e se as crianças apresentarem sintomas, principalmente febre alta, procurar atendimento na sua unidade de saúde.