CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA INFLUENZA 2019

• ...

Assunto: Saúde  |   Publicado em: 01/04/2019 às 15:43   |   Imprimir

Inicia no próximo dia 10 de abril a Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza. Esta campanha se iniciará com uma ação diferenciada. No período inicial, de 10 a 19 de abril, a vacina deve prioritariamente ser disponibilizada para crianças, gestantes e puérperas. Neste período, além da vacina influenza também serão disponibilizadas as demais vacinas do Calendário Nacional de Vacinação para atualização da Caderneta de Vacinação.
Desta forma, o Ministério da Saúde, de forma integrada e articulada às Secretarias Estaduais e Municipais da Saúde, realizará no período de 10 de abril a 31 de maio, a Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza e Atualização da Caderneta de Vacinação da Criança, da Gestante e da Puérpera, sendo 4 de maio, o dia D de divulgação e mobilização nacional.
Segundo Informações da Secretária de Saúde de Caibaté Renata Batista Ely, o Município de Caibaté inicia a sua campanha no dia 10 de abril.
Além destes grupos serão vacinados:
- Crianças de seis meses a menores de seis anos (5 anos, 11 meses e 29 dias);
- Gestantes: em qualquer idade gestacional;
- Puérperas: todas as mulheres no período até 45 dias após o parto estão incluídas no grupo;
- Trabalhador de Saúde: todos os trabalhadores de saúde dos serviços públicos e privados, nos diferentes níveis de complexidade;
- Professores: todos os professores das escolas públicas e privadas;
- Povos indígenas: toda população indígena, a partir dos seis meses de idade;
- Indivíduos com 60 anos ou mais;
- Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas;
- População privada de liberdade e funcionários do sistema prisional;
- Pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais independem da idade, mediante comprovação de prescrição médica;
Vale lembrar, porém, que a melhor forma de combater o vírus ainda é a prevenção, adotando medidas simples como:
# Colocar sempre a mão na frente da boca quando espirrar ou tossir;
# Lavar bem as mãos frequentemente com água e sabão, porque você pode ter tocado uma superfície que contenha saliva de uma pessoa infectada e ao levar as mãos à boca ou olhos pode se infectar.
SEMPRE QUE POSSÍVEL EVITE AGLOMERAÇÕES OU LOCAIS POUCO AREJADOS. MANTENHA UMA BOA ALIMENTAÇÃO E HÁBITOS SAUDÁVEIS.