CAIBATÉ INVESTINDO EM SAÚDE

• CAIBATÉ INVESTINDO EM SAÚDE

Assunto: Saúde  |   Publicado em: 04/04/2018 às 15:06   |   Imprimir

CAIBATÉ INVESTINDO EM SAÚDE

A Caibaté adquiriu mais de 165 tipos de medicamentos para abastecer a farmácia da Secretaria Municipal de Saúde, que faz o fornecimento gratuito para a população. A compra, feita através de licitação e compra direta, deverá atender em 100% os usuários da rede Municipal de saúde. Conforme o Prefeito Amauri Pires da Silva, para não deixar a população sem medicamentos, a Prefeitura de Caibaté fez um forte investimento, com recursos próprios na compra de medicamentos para abastecer a farmácia, e não deixar a população desamparada. De acordo com o farmacêutico, Adriano Dornelles, os medicamentos adquiridos já estão disponíveis e o abastecimento só não foi mais rápido devido ao serviço de entrega por parte de alguns fornecedores. Ainda segundo o farmacêutico, os medicamentos de controle especial estão disponibilizados em sua totalidade, e se houver alguma necessidade emergencial, no caso de medicamento que ainda não trabalhamos, o paciente pode procurar diretamente a farmácia da Secretaria Municipal de Saúde para informação e posterior aquisição do remédio prescrito, pois o objetivo da prefeitura municipal de Caibaté é atender a toda a população de forma rápida e pontual. A Secretária de Saúde Renata Batista Ely esclarece que as aquisições dos medicamentos são programadas para que não haja desabastecimento na rede pública municipal de saúde. A grande maioria dos medicamentos são comprados e distribuídos pela Secretaria Municipal de Saúde, que dependem de licitação, conforme determina a Lei 8.666/1993. Em algumas situações, pode acontecer de não haver fornecedores interessados na licitação destinada à aquisição de medicamentos, atraso na entrega dos medicamentos ao município ou ainda, interrupção na fabricação de medicamentos.

No entanto, sabendo da essencialidade dos medicamentos ao tratamento de grande parte dos problemas de saúde da população, esforços na aquisição de medicamentos são efetuados diariamente no sentido de minimizar os transtornos oriundos dos eventuais desabastecimentos da rede pública municipal de saúde, com medicamentos. A distribuição dos medicamentos é feita de maneira a atender a demanda das unidades e principalmente, assegurar o fornecimento do remédio aos pacientes que precisam dar continuidade ao seu tratamento.   Apesar da crise que todo o país está passando, com diminuição de recursos, cortes de verbas, ainda há gestores que não se conformam com essa realidade e tentam de todas as formas conseguir recursos para manter o setor da saúde funcionando, como é o caso de Caibaté. Segundo o Vice-Prefeito Daniel Sefrin Herter, estamos abastecendo a farmácia do município para que a população não fique sem seus medicamentos. Precisamos salvar a vida daqueles que tanto necessitam do poder público e que não tem culpa dos problemas financeiros que o país vive.