Definida formação do Comitê Municipal de Combate ao Aedes Aegypty.

• ...

Assunto: Saúde  |   Publicado em: 29/01/2016 às 08:34   |   Imprimir

No dia 28 de janeiro de 2016 aconteceu junto a Sala de Reuniões da Secretaria Municipal de Saúde e Ação Social de Caibaté uma importante reunião para formação do Comitê Municipal de Combate ao Aedes Aegypty. Participaram desta reunião a Secretária de Saúde Ivanês Knapp, o Prefeito Municipal Remi Sérgio Birck, o Coordenador Regional da 12ª Coordenadoria de Saúde – Sr. Antônio Pedro Sarzi Sartori, o Coordenador da Vigilância Ambiental – Sr. Elsio Rezende, a responsável pelas Ações em Saúde - Silvana Nascimento, o Sr. Davi Correa da Vigilância Sanitária da Coordenadoria, bem como os representantes da Rádio Caibaté, Associação Hospitalar Roque Gonzales, Associação Comercial Industrial de Caibaté (ACI), Brigada Militar, Câmera de Vereadores, Secretarias Municipais de Saúde, Educação, Administração, Finanças, Agricultura e Obras, Conselho Municipal de Saúde e Enfermeira responsável pela Vigilância Epidemiológica.

A Secretária de Saúde frizou quanto ao resultado que tivemos referente ao Levantamento de Índice Rápido (LIRA) que no mês de novembro de 2015 foi 0 (zero) para o município de Caibaté, no entanto este resultado não foi divulgado na época, pois a preocupação da Secretaria de Saúde e da equipe da Vigilância era de que as pessoas se acomodassem e não continuassem preocupadas com a questão da proliferação do mosquito Aedes, porém agora neste mês de janeiro, fomos informados que o LIRA chegou no valor de 3.3, lembrando que o mês ainda não terminou, o que torna este resultado preocupante, pois segundo a coordenadoria se não tomarmos medidas de forma urgente para diminuir estes índices, teremos novamente um surto em nosso município.

Então diante desse resultado e para que possamos erradicar de vez com o mosquito Aedes Aegypty que causa não só a dengue, mas também Zica Vírus e Febre Chikungunya foi formado o do Comitê Municipal de Combate ao Aedes Aegypty com pessoas de diversos seguimentos, pois é com o apoio de todos que vamos vencer esta luta, ficando com a seguinte formação: Presidente Nelci Gallas, Vice-Presidente Bárbara Rigo, 1ª secretária representante a ser indicada pela Secretaria Municipal de Educação e 2ª secretária Elizabete Seffrin Willers, sendo a primeira reunião do Comitê marcada para o próximo dia 10 de fevereiro de 2016.

O Senhor Antônio Sartori coordenador regional colocou nesta reunião que cada sábado será o dia D de combate ao mosquito, onde cada morador terá que olhar a sua residência com cuidado verificando se não há focos, pois segundo o mesmo está na hora de olharmos para a nossa casa e deixarmos que o vizinho cuide da dele, pois a responsabilidade não é da secretaria de saúde e muito menos da equipe da vigilância, a responsabilidade de eliminar os possíveis focos do  mosquito é de cada um de nós, sendo o Comitê da Dengue um importante  elo nesta luta.