PROFESSORES DA ESCOLA MORANGUINHO RECEBERAM ONTEM FORMAÇÃO PARA USO DO GOOGLE MEET

A formação oferecida nesta semana pela Secretaria Municipal da Educação – sobre a implementação de videoaulas no ensino remoto – contemplou todas as escolas municipais, inclusive a Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Moranguinho, que recebeu as instruções durante a manhã e a tarde de ontem (25).

Segundo a diretora da EMEI, Ângela Hartmann, a Moranguinho pretende trabalhar aos poucos com a ideia do Google Meet – plataforma oferecida pelo Município para a realização das aulas ao vivo em vídeo – tendo em vista a diferente realidade dos alunos, que são todos menores de quatro anos. “Nossos pequenos têm um tempo de fixação na tela menor para conteúdo de aula. Por isso, continuaremos neste momento ofertando material impresso a eles e também alguns vídeos gravados. Mas, com o passar do tempo e essa experiência de aulas ao vivo sendo analisadas pelos colegas das outras escolas, vamos tentar introduzir esta ferramenta nas nossas aulas também, com o auxílio dos pais e responsáveis”, explica.

Ângela afirma que a epidemia evidenciou a importância da presença, do afeto, do contato entre professor e aluno e destaca que as videoaulas podem servir como uma ferramenta viável para o acolhimento, as conversas com os responsáveis e para manter vínculos visuais com os alunos.

Nas demais escolas municipais, a formação para uso do Google Meet aconteceu na terça (23) e na quarta-feira (24). A aplicação desta nova metodologia fica a critério de cada instituição, que deve levar em conta a realidade dos seus professores e alunos, principalmente no que diz respeito ao acesso à internet, e serve como alternativa metodológica neste período crítico de pandemia em que as aulas presenciais estão proibidas de retornar.