PROGRAMA DISSEMINA REALIZOU MAIS UM LOTE DE ENTREGA DE SÊMEN CONVENCIONAL E PELA PRIMEIRA VEZ SÊMEN SEXADO

No registro da tarde. Entrega de mais um lote de sêmen do programa Dissemina. Em operação direta há seis anos em Caibaté, o Programa Estadual de Incremento da Qualidade Genética da Pecuária de Carne e Leite – Dissemina – atende hoje cerca de 50 produtores e beneficia 60% das leitarias do município. O serviço executado por meio de uma parceria entre a Administração Municipal e o Governo do Estado é coordenado pela médica veterinária da Prefeitura, Lisane Kolling, e visa estimular o incremento da qualidade genética em sistemas de agricultura e pecuária familiar.

“O Dissemina teve sua implementação em 2017, já no primeiro ano da administração do prefeito Amauri e do vice Daniel e vem se mostrando um verdadeiro sucesso. Nossa maior satisfação é chegar nas propriedades e ver as terneiras que já são filhas do Dissemina; receber o depoimento dos produtores satisfeitos com o Programa, porque realmente os touros sendo de qualidade a resposta vem nas terneiras e nas futuras matrizes de leite do nosso município”, destaca a médica veterinária.

Na tarde foi entregue além do sêmen convencional, o sêmen capaz de produzir, propositalmente, descendentes machos ou fêmeas, atendendo o interesse do produtor, sendo nesta oportunidade para fêmeas. O sêmen sexado é formado quase que exclusivamente por espermatozóides portadores do cromossomo X ou Y (que darão origem ao sexo feminino ou masculino, respectivamente).

Participaram do ato, junto a Secretaria de Agricultura o prefeito municipal Amauri Pires da Silva, o vice prefeito Daniel Seffrin Herther, o secretário de agricultura Ricardo Castanho Ramos, a médica veterinária Lisane Kolling, o chefe do escritório da Emater Elói Vogt, e os produtores beneficiados. O ato de entrega foi destaque também com a participação ao vivo pela Rádio Caibaté.