EMATER CONCLUI CICLO DE PRODUÇÃO DE CALDA SULFOCÁCICA E ENTREGA JÁ ESTÁ SENDO REALIZADA AOS AGRICULTORES

 
O chefe do escritório municipal da Emater/RS-Ascar de Caibaté, Elói Vogt, finalizou ontem (30) uma série de quatro demonstrações de método para produção de calca sulfocálcica realizadas nas propriedades de agricultores caibateenses a fim de reduzir custos na produção rural. Ao todo, foram produzidos 116 litros de calda que serão distribuídos aos produtores com valores que chegam à metade do cobrado pelo produto comercialmente.
 
Segundo Elói, a calda sulfocálcica é produzida a partir de enxofre e cal virgem hidratada; tem a função de fungicida, inseticida e acaricida, sendo utilizada também como fertilizante foliar; fornece cálcio e enxofre ao metabolismo das plantas, o que estimula as reações de fotossíntese e proporciona maior resistências a pragas. É um insumo amplamente usado na viticultura, citricultura e cultivo de hortaliças, com dosagem de diluição específica para cada tipo de planta.
 
Caibateenses que fizeram encomenda de calda sulfocálcica devem retirar o produto diretamente na Emater, portando um vasilhame. Junto do produto, estão sendo entregues ainda dicas de receitas para serem utilizadas em diversas plantas.