PREFEITO EM EXERCÍCIO, DANIEL VISITA PROPRIEDADES PARA ACOMPANHAR PLANTIO DE TRIGO E DEMAIS PRODUÇÕES AGRÍCOLAS

O prefeito em exercício, Daniel Seffrin Herther, dedicou a tarde desta terça-feira (15) para fazer visitas aos produtores rurais, incentivando o desenvolvimento sustentável da produção agrícola caibateense, uma das maiores bandeiras da Administração Municipal. Os roteiros foram acompanhados pelo chefe do escritório municipal da Emater/RS-Ascar, Elói Vogt, e direcionados ao plantio de trigo, pastagens, produção leiteira e incentivo à irrigação.

No produtor Sandro Both, a visita foi para vistoriar a construção de um açude de 10 mil metros quadrados - encaminhado pela Emater juntamente com a Secretaria Municipal da Agricultura, com apoio de instituições parceiras -, para incrementar a produção leiteira, que é o carro-chefe da propriedade, através de um projeto de irrigação. Além disso, Daniel e Elói visitaram lavouras de José e Cleiton Freiberger e de Maico Schons, para acompanhar pastagens e o plantio de trigo que já está em estágio avançado no município.
De acordo com Elói, a estimativa é de que a safra de trigo deste ano tenha um incremento de aproximadamente 500 hectares em Caibaté, se comparada com a do ano passado; o plantio esperado para 2021 é de 5,5 mil hectares, com expectativa de colheita de mais de 300 mil sacas no município.

Daniel, que é engenheiro agrônomo e produtor de leite e de grãos, destaca a importância de investimentos em sistema de correção de solo neste momento, em terras onde não serão cultivadas áreas de pousio, em que o pessoal está cultivando plantas de cobertura. "O sistema de correção de solo é um dos maiores investimentos que podemos fazer para corrigir a acidez do solo e propiciar melhor disponibilidade de nutrientes para as plantas no próximo cultivo", explica.

O vice, que dedica boa parte de seu trabalho no auxílio aos agricultores e pecuaristas caibateenses, ainda afirma: “trabalhamos sempre para melhorar tanto o aspecto técnico da produção quanto a infraestrutura do interior, com oferta de estradas de qualidade, maquinários e serviços oferecidos pela Secretaria da Agricultura para incrementar cada vez mais a produtividade da agropecuária caibateense e melhorar a vida dos nossos produtores rurais”.