PARCERIA ENTRE PREFEITURA E EMATER INCENTIVA OBRAS DE IRRIGAÇÃO NO MUNICÍPIO

A agricultura irrigada já faz parte da realidade de muitas propriedades rurais de Caibaté; uma técnica inovadora que veio para ficar. Sabendo da importância da irrigação para aumentar a produtividade no campo, a Prefeitura e o escritório municipal da Emater/RS-Ascar, com apoio de instituições parceiras, incentivam investimentos em projetos entre agricultores do município. Nesta última semana, teve início a obra de construção de açude na propriedade da família de Sandro Both, onde será implantado um sistema de irrigação de pastagens.

“Os projetos de irrigação em Caibaté têm facilidade na implementação principalmente pela parceria que passou a existir entre a Emater e o setor ambiental do Município. Antes, o agricultor tinha custos de aproximadamente 2 a 3 salários mínimos para fazer o encaminhamento ambiental. Hoje, a Secretaria Municipal da Agricultura, através do profissional Ricardo Castanho Ramos, faz todo o licenciamento ambiental das atividades, gratuitamente. A Emater também não cobra nada, desde que o agricultor faça o projeto de irrigação junto à instituição. O único custo são os R$ 40 com a despesa para responsabilidade técnica”, explica o chefe do escritório municipal da Emater/RS-Ascar de Caibaté, Elói Vogt.

O projeto de irrigação na propriedade de Sandro both, na Linha Passo Novo, que contempla a construção de um açude de 10 mil metros quadrados, é um exemplo de projeto totalmente encaminhado pela Emater juntamente com a Secretaria Municipal da Agricultura, com apoio da Cermissões e da Sicredi. No local está sendo construído um sistema de irrigação de pastagens destinado a aumentar a produção e principalmente minimizar os impactos das estiagens frequentes na região. Com o mesmo tipo de projeto também foi contemplada a propriedade de José Elemar Menezes, na Vista Alegre, cuja obra com dois açudes para irrigação já está em fase final de execução.

Elói Vogt destaca que a irrigação não precisa ser feita apenas em grandes culturas, já que tem o poder de beneficiar também atividades de subsistência, como hortas e pomares. “Através desta parceria entre a Emater e a Prefeitura Municipal queremos aumentar ainda mais a área irrigada do município. E está nas mãos dos produtores rurais caibateenses investir nisso”, complementa.