SEMANA FOI DE INTENSOS TRABALHOS NO PROGRAMA DISSEMINA, QUE BENEFICIA 60% DOS PRODUTORES DE LEITE DE CAIBATÉ

Em operação direta há quatro anos em Caibaté, o Programa Estadual de Incremento da Qualidade Genética da Pecuária de Carne e Leite – Dissemina – atende hoje cerca de 50 produtores e beneficia 60% das leitarias do município. O serviço executado por meio de uma parceria entre a Administração Municipal e o Governo do Estado é coordenado pela médica veterinária da Prefeitura, Lisane Kolling, e visa estimular o incremento da qualidade genética em sistemas de agricultura e pecuária familiar.

“O Dissemina teve sua implementação em 2017, já no primeiro ano da administração do prefeito Amauri e do vice Daniel e vem se mostrando um verdadeiro sucesso. Nossa maior satisfação é chegar nas propriedades e ver as terneiras que já são filhas do Dissemina; receber o depoimento dos produtores satisfeitos com o Programa, porque realmente os touros sendo de qualidade a resposta vem nas terneiras e nas futuras matrizes de leite do nosso município”, destaca a médica veterinária.

Em Caibaté, a Prefeitura – por meio da Secretaria da Agricultura - seleciona os touros de alta genética e fornece doses de sêmen gratuitamente aos pecuaristas. A inseminação fica a cargo do inseminador Elói Birck, contratado pelo município para atuar como parceiro do Programa. São 14 botijões – comunitários e particulares – que recebem gratuitamente o abastecimento de sêmen. Durante esta semana, segundo informa Lisane, o trabalho foi intenso e praticamente todos os botijões foram abastecidos.