ESTIAGEM ELEVA DESAFIO EM TEMPOS DE PANDEMIA: ECONOMIZAR ÁGUA SEM SE DESCUIDAR

O município de Caibaté assim como os demais municípios de nossa região vem enfrentando uma grande estiagem. Tivemos um começo de ano de 2020, com baixos índices de chuva, com o Decreto de Situação de Emergência realizado ainda em meados de março, e o findar de ano que estamos vivenciando preocupante em função da estiagem que volta a assolar a nossa região.

Com isso, o abastecimento de água em Caibaté pode ser comprometido.

Os problemas causados pela estiagem surgem justamente em um momento dos mais delicados, em plena pandemia do novo coronavírus. Primeiro, porque um número maior de pessoas está em casa, cumprindo as orientações de isolamento social para tentar frear a disseminação do vírus e, por consequência, aumentando o consumo. E, segundo, porque a prevenção à Covid-19 exige hábitos de higiene que demandam o uso da água, como lavar as mãos com frequência e manter ambientes higienizados.

“Precisamos lembrar que não há necessidade de lavar calçadas, carros e outras grandes áreas para evitar a doença, ou desperdiçar a água desta maneira. Vamos fazer um uso nobre da água, higienizando as mãos, alimentos e objetos pessoais”, afirmou o Prefeito Amauri Pires da Silva.

A orientação da Corsan é para que, nesse período, sejam priorizados os usos da água para o consumo humano, alimentação e higiene pessoal. A recomendação é reaproveitar a água do tanque e da máquina de lavar roupas, utilizando-a na limpeza, na rega de plantas, na lavagem de tapetes e no vaso sanitário, além de reduzir o tempo no chuveiro, fechar as torneiras ao lavar louça, escovar os dentes e fazer a barba. Outras atividades, como lavar carros, calçadas e regar jardins devem ser adiadas para quando passar o período de estiagem.