Alimentação para pacientes com dengue:

  • recomendações

    Assunto: Saúde  |   Publicado em: 20/03/2015 às 13:48   |   Imprimir

Sugestões para melhorar a ingestão: Para melhorar a sensação de náusea, as refeições devem ser em pequenas quantidades, na consistência de melhor aceitação, cinco vezes ao dia ou se possível a cada 2 ou 3 horas.

Sugestões de alimentos que ajudam a melhorar o apetite: Sucos de frutas como de laranja e maracujá, salada de frutas, leite ou iogurte natural batido com frutas, picolés caseiros de frutas, sopas, carnes ensopadas com legumes, doces caseiros de frutas ou de legumes.

Detalhando as recomendações:

Frutas da safra – in natura, cozidas ou assadas. Podem ser em pedaços, em saladas ou em espetinhos.

Picolé ou sacolé de frutas ou suco de frutas - Abacaxi, morango, coco, manga, goiaba, uva, maracujá, caju, entre outras. Faça um suco concentrado da fruta de preferência. Adicione água filtrada e açúcar a gosto. Coloque em forminhas de gelo ou saquinho próprio para sacolé e leve ao congelador.

Leite ou iogurte natural batido com frutas – maracujá, laranja, maçã, goiaba, banana, mamão, melão, abacate entre outros.

Iogurte caseiro: Ferver um litro de leite. Deixar amornar e acrescentar um copo de iogurte natural, que pode ser industrializado ou do próprio iogurte caseiro. Esperar 8 horas com a panela tampada para que o leite fique talhado. Consumir no máximo em três dias, estando conservado em geladeira. Bata o leite ou iogurte com uma ou mais frutas, acrescente açúcar. Pode-se ainda colocar aveia, mucilagem de milho ou arroz, cereais de trigo, entre outros.

Sucos de frutas- O suco pode ser uma combinação de várias frutas acrescentando hortaliças. Bata os ingredientes com água filtrada e gelo. Exemplos de sucos saborosos: água de coco com maçã; banana com laranja; maçã, laranja e couve; abacaxi com hortelã; abacaxi, maçã e hortelã; manga.

Almoço e jantar: Misturar alimentos torna a refeição mais atraente, e é o que acontece com as saladas. Sugestões: salada de beterraba, laranja e agrião; maçã com salsão e batata; alface, tomate e manga.

 

Refeições simples que trazem um pouco da infância: Caldo de feijão, arroz agulhinha, gema cozida e banana; chuchu, ovos e coentro.

Sopas. Prepare sopas com legumes variados, carne ou frango. De preferência o caldo deve ser mais grosso.

· Canja de galinha: Para preparar uma canja bonita e saborosa varie o corte da cenoura, utilize arroz, corte a batata em pedaços menores para engrossar o caldo e acrescente um pedaço de frango sem pele. Tempere com alho, pouco sal, cebola e óleo. Folhinhas de hortelã dão sabor especial à canja.

· Sopa de legumes: Pode ser de um ou mais legumes como sopas de abóbora, de cenoura, de batata com agrião ou couve. Escolha um ou mais legumes, de preferência um de cada cor e algum folhoso; um pedaço de carne magra, de boi ou frango; pouco óleo e sal; temperos naturais como cebola, alho, tomate e cheiro verde. Colocar os legumes para cozinhar com a carne e os temperos e adicionar o óleo e o sal em pouca quantidade.

Sugestões de legumes por grupos: Cenoura, abóbora, beterraba; Chuchu, abobrinha, couve flor; Batata, batata doce, aipim ou mandioca. Espinafre, couve, agrião, brócolis, acelga, chicória, repolho.

 

Nutricionista: Lisiane Haas Spohr