ENFEITANDO CAMINHOS

Tive a oportunidade de registrar uma iniciativa voluntária que merece destaque e nossos aplausos, trata-se do plantio de mudas de plantas ornamentais junto ao trevo do Caaró, ação voluntária desenvolvida pelo casal de aposentados (Neli e Hélio Mumbach) que tem como objetivo melhorar o aspecto visual daquele acesso ao principal ponto turístico de Caibaté.

Fazer a diferença na vida de alguém sem esperar algo em troca. Esse é o papel do casal que atuam dedicando seu tempo e talento para embelezar aquele local que é considerado um ponto de recepção para os visitantes e se bem cuidado pode ser admirado por todos que trafegam pela BR 285, levando uma imagem positiva do município “Coração das Missões”. 
Com muita vontade e dedicação aos poucos eles vão transformando a paisagem comum em um recanto especial, valorizando aquele espaço público de grande circulação de pessoas. Sabe-se que o indivíduo que pratica ações como esta aqui registrada, também conquistam diversos benefícios para o seu dia a dia, aumenta a autoestima, e diminui a ansiedade e o estresse. Essas atividades podem servir como aliado no combate à depressão. De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 20% da população idosa sofre com depressão. No Brasil, o número gira em torno de 15%. O casal afirma que: “ao desenvolver esse trabalho social consegue construir laços e conhecer diferentes pessoas, o que ajuda a tornar a vida mais divertida e menos artificial. A demonstração das habilidades, o capricho e as experiências de vida podem provocar motivação a outras pessoas que poderão seguir o exemplo, sendo que, o resultado poderá transformar a paisagem ao nosso redor”. Mais um benefício é que através do trabalho social é possível demonstrar suas habilidades e experiências de vida e conquistar a ajuda e apoio de outras pessoas, aumentando a própria motivação para realizar outras tarefas no dia a dia. Durante o tempo que realizamos o registro fotográfico do trabalho voluntário do casal (Hélio e Neli), notamos que a maioria dos motoristas que por ali trafegam, passam no local com excesso de velocidade, talvez a paisagem mais atrativa, possa tocar a sensibilidade dos humanos e causar uma desaceleração no ritmo frenético dos veículos, fato que pouparia muitas vidas.  Nosso reconhecimento à dona Neli e ao seu Hélio Mumbach, pelo belo exemplo de cidadania ao realizarem o serviço de jardinagem e paisagismo junto ao Trevo do Santuário do Caaró, acesso a Caibaté e Mato Queimado. Que a iniciativa possa servir de convite e desperte a comunidade para que cada um possa contribuir com o seu cuidado a criarmos ao nosso redor um ambiente convidativo e harmonioso.